Caminhos Tortuosos no Descampado sem Curvas Caminhos Tortuosos no Descampado sem Curvas
Sem poder me virar, seguir em frente, ou chegar a uma conclusão, eu me sento e escrevo, sem saber muito bem o quê.

mais um adjetivo para volúvel -> The current mood of acredoce at www.imood.com

 

8.01.2007

"Gostaria de pedir às Vossas Excelências que fossem sérios"


Frase do Pres. da CPI do Apagão Aéreo - Dep. Marcelo Castro (PMDB - PI) - depois de ficar tocando sinetinhas para pedir silêncio.

(Todos os erros e floreados a seguir são propositais, como homenagem aos Senhores e Senhoras da CPI.)

Incrível prestar atenção aos digníssimos políticos que presidem, com sabedoria e português exemplar, a investigação dos culpados pelo acidente com o vôo da TAM, maior acidente da aviação brasilera.

Primeiro, o nome da CPI: Apagão Aéreo, que me leva a concluir que apelidar os problemas da aviação, como forma carinhosa, com um termo advindo da finada (será? ou teremos uma ressucitação a posteriori?) crise elétrica brasileira e adotado pelas mídia, a priorimente, com o caos da situação aéreo brasileira. Cabe aqui uma pérola da sabedoria popular, que faz menção a uma certa indústria alimentícia: "Tostines vende mais por que é fresquinho, ou é fresquinho por que vende mais?"

Difícil apontar com inteira e completa exatidão e certidão, mesmo que seja para garantir as transparências de atitude para com a população brasileira.

Pelo que constava em meus pensamentos, de mim para comigo, os papéis da CPI era o de apontar e modificar positivamente os eventuais problemas da aviação civil brasileira, a fim de garantir a segunrança do povo brasileiro, o que não vem sendo feito e queremos garantir que o sejam.

Aponto, como nota pessoal e intransferível, que, havendo alguns anos, fiz um curso de inglês nos Estados Unidos da América, e lá tive a oportunidade de conhecer e conversar com um controlador de tráfego aéreo, trabalhador que me afirmou com certeza e orgulho, que o controle de tráfego aéreo no Brasil era um dos melhores encontrados no universo, opinião corroborada a posteriormente, por outros dois engenheiros que conheci.

Então, devo fazer a pergunta para os digníssimos senhores e senhoras presentes no presente momento, de saber como em período inferior a dez anos, tivemos o acentuado declínio de nosso controle de tráfego brasileiro. Fato esse que me impede de entender o caos atual a que está sujeita a população brasileira.

Sabe-se que o aeroporto de Congonhas tem a pista curta, que a cidade cresceu em seu entorno, que há uma oligarquia entre TAM e Gol que a priori não deveria existir, que as ranhuras na pista - conhecidas como grooving em língua do inglês - não haveriam sido feitas em tempo de nos poupar da tragédia por conta dos maiores do que 0,04 mm de água encontrados, que as Forças Aéreas têm tido sua organização sucateada, que a partir do momento que a mídia começou a botar a boca no trombone nos atrasos e cancelamentos, estes aumentaram de forma galopante. Sem falar da inaptidão evidente dos presidentes dos órgãos da aviação civil, em obter e permanecer de forma permanente nos cargos em que estão. E que as mudanças advindas da tragédia simplesmente realizão uma dança das cadeiras de inaptitude.

A conclusão vem, então, do título dado a este pequeno texto, propondo claramente a seriedade de Vossas Excelências. Culpar um ou dois pelo acidente não mudará muita coisa. Encontrar as causas e trabalhar para os consertos dessa, sim, é uma das ações que é desejada.

Além de um óbvio e enorme desejo por minha parte opinativa, que pessoas que são responsaveis pelas decisões de nossa nação sejam mais capacitadaas para realizar conversações com um português correto - mimimamente - pois causa uma real e latente dor em meus ouvidos a audição de pessoas que se expressam de forma tão absurdamente incorreta. Acredito que esta grande falta de educação - e neste termo também englobo o trato com os demais - é a grande causa de nossa inabilidade de crescermos e sermos capaz de termos habilidade de crescer.

Mas, com um presidente que se vangloria de não possuir educação, creio que minhas buscar por mais saber e por mais aprender sejam inutilidades que pessoas como eu trago.


por acredoce, autora nunca publicada e raramente lida.
preenchimento do cabeçalho obrigatório: 8/01/2007 12:21:00 PM |

 

 


 

 

 

mais tentativas de fazer algum sentido

 

se eu mdaur a oredm das lerats vcoe anida vai me etnedenr?

 

Site Meter