Caminhos Tortuosos no Descampado sem Curvas Caminhos Tortuosos no Descampado sem Curvas
Sem poder me virar, seguir em frente, ou chegar a uma conclusão, eu me sento e escrevo, sem saber muito bem o quê.

mais um adjetivo para volúvel -> The current mood of acredoce at www.imood.com

 

7.03.2005

Sobre a Liberdade

Claramente, um banco - ou todos eles, são tão parecidos... - adota a linha de que o cheque especial com 10 dias sem juros *
*= 10 dias para as pessoas com renda mensal comprovada superior a 10.000.000,00 e que consigam ler as minúsculas letras que aparecem nessas propagandas, comprovada por uma lei que talvez nem exista, mas que nós colocamos o número para que você ache que nós somos sérios.
e acha que isso, somado às mulheres, crianças e vovôs correndo na praia com um enorme sorriso no rosto e uma música dos Beatles com um toque de bossa nova, é sinônimo de ser livre.

Eu, quando era bem pequenininha, também achava mágico o papel que você colocava a quantia e dava como se fosse dinheiro. Não havia nesse mundo uma conta-corrente da qual a quantia colocada sobre o pequenino papel fosse retirada. A resposta para cada desejo para o qual minha mãe dizia não ter dinheiro era, invariavelmente: "dá seque, mãe."

Mais tarde, a liberdade era não ter que informar para pai ou mãe sobre o meu paradeiro. Queria poder sair do colégio, almoçar no McDonald's e só voltar às cinco da tarde. Ou pior, só depois do anoitecer. E numa época em que não havia esse tracking device do telefone celular. Hoje, eu quero dizer para onde vou e só ouço: "tá, vai. você já é maior de idade."

"Eu ligo mais tarde...."

"Pra quê? Avisou, já. Vai..."

Comecei a sentir falta daquela preocupação excessiva.

Mais tarde, achei que com um carro tudo se resolveria. Carro e carteira na mão, eu sofro com as altas da gasolina aditivada - porque no Larry, só a quase melhor -, os assaltos no sinal, os preços extorsivos do Detran por uma vistoria que sai pela metade do preço no mecânico. Fora as vagas escassas, os flanelinhas...

***

É relativo, eu penso hoje. Começo a achar que isso é invenção da mídia. Cansei de ouvir All You Need is Love e que tem coisas que não têm preço. E ao mesmo tempo, não poder comprar um CD porque é muito caro. E baixar .mp3 é crime, oras.

Ver os pais estressados com as crianças napraça que gostam da tal roupinha de Barbie enquanto eles só queriam passear. Para a criança, a liberdade é poder ter o que deseja. Para os pais, é poder sair sem ter que gastar.

Ou ler que devemos ser contra o americanismo, que devemos ser contra os atos terroristas. Ou que eu tenho que jogar meu racismo fora. Que o papa é uma grande figura. Que...

Estudei num colégio católico e venho de uma família espírita. Então, quando havia pergunta: qual é a sua religião?, eu dizia Católica Apostólica Romana ou ia para o Setor de Orientação Religiosa (a.k.a. Lavagem Cerebral). Um menino disse, conscientemente, que era ateu e recebeu suspensão de uma semana. Um aluno de colégio católico não pode ser de outra religião. Tem que desenhar no quadro a estrela de salomão (seis pontas), porque o pentagrama é coisa do demônio.

Enfim, eu queria saber o que é ser livre.

"I wish I knew how it feels to be free."

É nina simone. Sobre a escravidão. Mas, hm, não somos todos meio escravos?


por acredoce, autora nunca publicada e raramente lida.
preenchimento do cabeçalho obrigatório: 7/03/2005 06:06:00 PM |

 

 


 

 

 

mais tentativas de fazer algum sentido

 

se eu mdaur a oredm das lerats vcoe anida vai me etnedenr?

 

Site Meter